terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Alencar sofre hemorragia e passará por exame e hemodiálise
O vice-presidente da República, José Alencar, voltou a apresentar sangramento no intestino e será submetido a um exame, nesta terça-feira (28), para identificar a origem da hemorragia.
De acordo com boletim médico divulgado hoje à tarde pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, ele também deverá passar por uma nova sessão de hemodiálise, procedimento que consiste na filtração do sangue por meio de uma máquina que simula a atividade dos rins.
O exame a que Alencar será submetido se chama arteriografia (radiografia das artérias), e tem como objetivo tentar conter o novo sangramento. Apesar da hemorragia, o hospital informou que o quadro clínico do vice é estável – ele permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Cardiológica do hospital.
Pela manhã, o médico oncologista Paulo Hoff informou que o exame é feito num equipamento especial, muito parecido com o de cateterismo cardíaco.
- Ele engloba tanto um procedimento invasivo nas artérias, como de imagem. Não chega a ser uma cirurgia, mas é invasivo.
De acordo com Hoff, embora o sangramento seja menor que o registrado na semana passada.
O sangramento não é de grande monta, como foi no dia que ele foi internado [na quarta-feira], mas, infelizmente, está bastante claro que esse sangramento persiste. Ele para e recomeça. Obviamente, não é uma situação ideal. Estamos trabalhando para que a interrupção desses sangramentos seja permanente.
Hoff negou que o procedimento seja arriscado e disse que o último sangramento no vice-presidente foi diagnosticado na manhã de hoje. O médico disse também que ele receberá hoje mais uma transfusão de sangue e que não há previsão para saída da UTI. Segundo ele, o vice está bem, está lúcido e está conversando.
Alencar está internado na UTI desde a última quarta-feira (22), onde se recupera de uma cirurgia de emergência para corrigir uma hemorragia digestiva grave. O procedimento cirúrgico, o 17º ao qual Alencar foi submetido na luta que trava há mais de 13 anos contra um câncer na região abdominal, não conseguiu estancar a hemorragia, controlada por meio de remédios.
As equipes médicas que acompanham o tratamento de Alencar são coordenadas pelos professores doutores Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes, Roberto Kalil Filho, Paulo Ayroza Galvão, Yana Novis, David Uip e Miguel Srougi.
Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/alencar-sofre-nova-hemorragia-e-passara-por-exame-e-hemodialise-nesta-terca-feira-20101228.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário