RSS

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Que da Hora - O O CÉREBRO



Além de ser o responsável pelo raciocínio, o cérebro controla todas as reações do ser humano. Por meios dos nervos, os órgãos dos sentidos enviam ao cérebro mensagens de todas as partes do corpo. Aí o cérebro manda sinais para os músculos e as glândulas. Um exemplo: Quando uma pessoa queima o dedo, a dor é um aviso que o tato envia ao cérebro. Ele transmite outro sinal aos músculos, que reagem, retirando a mão de perto do fogo. Essas mensagens do cérebro viajam a 385 KM por hora, muito mais rápido que um carro de Fórmula 1.

O cérebro de um adulto, pesa em média, 1,4 quilo (2% do peso do corpo). Mas ele exige 25% de todo oxigênio usado pelo corpo.

QUAL É O SEU QI?

Existem vários testes para medir a inteligência de uma criança. O Teste Terman é o mais usado. Apresenta uma série de tarefas cuja execução pode dar uma mostra de todas as funções intelectuais importantes nas diferentes faixas etárias. Para um menino de cinco anos, as tarefas são:

Completar o desenho de um homem, fazer dobraduras com um pedaço de papel, definir o que é uma bola, um chapéu e um fogão, copiar a lápis um quadrado impresso na folha do teste, repetir frases de memória e descrever objetos que viu enfileirados numa mesa.
Quem resolve, por exemplo, problemas que pelo menos metade das crianças de nove anos acerta terá uma idade mental de nove anos. A idade mental é dividida pela idade cronológica e multiplicada por 100. Temos aí o QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA, o QI.

Quando a criança é normal, seu QI é 100. Quem apresenta um QI superior a 130, já pode ser considerado um minigênio. Apenas uma criança em cada duzentas tem um QI superior a 130 ou inferior a 70. O QI de metade das crianças está na faixa entre 90 e 110

Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/curiosidades/corpo.htm#pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário