RSS

domingo, 16 de janeiro de 2011

O que reserva o futuro?

Quem, depois de assistir Blade Runner e Exterminador do Futuro, já estava aprendendo técnicas de guerrilha e enchendo um bunker com provisões, vai ficar decepcionado ao saber que os cenários mostrados nestes filmes são bastante improváveis. Por mais sofisticadas que sejam as tecnologias de inteligência artificial, dificilmente chegará o dia em que veremos máquinas conscientes de sua existência e capazes de se revoltar contra a humanidade.

Isso se deve principalmente ao fato de que, por mais que sejam capazes de se adaptar a novos ambientes e aprender novas funções, as inteligências artificias atuais ainda dependem de um número limitado de diretrizes para funcionar. Caso o código necessário não esteja em sua programação, uma inteligência artificial nunca irá realizar uma tarefa que fuja do esperado.





Além disso, o poder de processamento e memória necessários para emular o comportamento humano seria algo absurdo, mesmo contando com os avanços tecnológicos atuais. Se montar somente uma máquina capaz de pensar como humanos parece uma tarefa quase impossível, um verdadeiro exército delas é realmente coisa de ficção.

Pelo que se pode prever, a inteligência artificial continuará a ser utilizada em larga escala com o objetivo principal de facilitar as atividades humanas. Seja no desenvolvimento de jogos e filmes mais realistas, automóveis mais seguros ou para coordenar sistemas financeiros, a todo o momento se descobrem novos usos para a tecnologia – felizmente, nenhum deles capaz de se revoltar contra quem a criou.



Leia mais: http://www.baixaki.com.br/tecnologia/7725-inteligencia-artificial-mitos-e-verdades.htm#ixzz1BF9FWTIa

Fonte: Baixaki!

Um comentário: